O método Robinson é uma maneira inteligente de aproveitar e obter grandes resultados nos estudos.

Antes de conhecê-lo, é muito importante compreender que para alcançar o sucesso nos preparativos para vestibular, Enem, concursos públicos ou qualquer tipo de prova, não basta passar horas lendo materiais tentando “decorar” os conteúdos.

Estudar muito nem sempre significa qualidade e aproveitamento, especialmente quando não se adota um formato que possibilite a compreensão e o entendimento dos conteúdos a serem trabalhados.

No Brasil, essa técnica é também conhecida como EPL2R, ou seja, a primeira letra de cada uma das cinco ações a serem tomadas:

  • E – explorar,
  • P – perguntar,
  • L – ler,
  • R – rememorar,
  • R – repassar.

Perceba que a sigla faz uma brincadeira substituindo o uso duplo da letra R, por 2R.

Neste post, apresentaremos detalhes do método Robinson e de como ele pode ser importante para organizar e possibilitar grandes resultados nos seus estudos. Continue lendo e confira detalhes a respeito!

Como o método Robinson surgiu?

O método Robinson surgiu no ano de 1941, quando ocorreu a publicação do livro “Estudo Efetivo”, obra do psicólogo educacional Francis Pleasant Robinson.

O autor deixa claro em debates e entrevistas da época que o exército norte-americano, em plena 2ª Guerra Mundial, adotou a primeira versão dessa técnica, visando tornar seus soldados melhores leitores.

A metodologia consiste na aplicação de 5 passos baseados no estudo ativo e na repetição espaçada, para que o estudante consiga acelerar e reter o aprendizado.

Bastante utilizado na área acadêmica norte-americana, esse método também faz sucesso no Brasil, colaborando para excelentes resultados.

Descubra como aplicar cada etapa do método Robinson na sua rotina de estudos

Diferente de muitas outras técnicas de aprendizagem, o método Robinson é simples e fácil de ser aplicado, tendo 5 pontos que precisam ser observados. Vamos conhecê-los:

Explorar

A fase conhecida como “Explorar” é aquela onde o aluno vai fazer o seu primeiro contato com a obra a ser estudada.

Nesse momento, ele deve avaliar os:

  • títulos,
  • subtítulos,
  • resumos,
  • destaques,
  • observações.

O objetivo é saber o que será estudado, qual a quantidade de material que será analisado e detalhes sobre o tema e a obra.

A partir dessa exploração, você passa a saber dos pontos abordados na obra, pois avaliará o índice, onde subtemas estão desenvolvidos visando organizar e tornar mais fácil a compreensão do texto.

Perguntar

Após a fase de exploração, você ainda não “mergulhou profundamente” no conteúdo, certamente muitas dúvidas ficaram em aberto.

Expressões, definições e assuntos precisarão ser compreendidos, portanto, vale relacioná-los para que no devido momento possam ser analisados.

Além disso, esse é o momento de listar as dúvidas e o que de fato você deseja saber sobre o conteúdo que será estudado. Então, fique a vontade para registrar as suas perguntas e deixá-las sempre ao alcance na medida em que os estudos se desenvolvem.

Ler

A partir de todas as perguntas levantadas, é hora da leitura, ou seja, busque as respostas para os seus questionamentos.

É importante anotar, sublinhar, destacar, elaborar esquemas, flashcards e até mesmo apresentar novos questionamentos.

Portanto, não se trata de uma leitura passiva, mas sim de interagir com a obra e compreender efetivamente o que está sendo apresentado.

Para se obter sucesso no aprendizado, é preciso dedicação e, em muitos casos, um bom dicionário, além, é claro, do caderno de apontamentos, onde se deve registrar novas dúvidas e buscar respostas que tornem o texto compreensível.

Rememorar

O “Rememorar” pode e deve ser realizado após a leitura de cada capítulo ou artigo. É muito importante que um resumo seja desenvolvido a respeito, já que você poderá rever todos os seus apontamentos e assimilar os conteúdos expostos.

É preciso também que as perguntas da primeira fase estejam sendo respondidas enquanto a leitura ocorre. Então, é o momento de apresentar por escrito o seu entendimento sobre as questões formuladas.

Essa rememoração será muito importante para que o conteúdo seja assimilado, por isso vale a pena investir nesse processo e aproveitar os benefícios que essa etapa oferece aos estudantes.

Repassar

Ao final de todos os estudos, é hora de repassar todo o material.

Nessa fase, todas as respostas devem estar respondidas ou precisarão de novas buscas e conteúdos para que o assunto estudado possa ter sido compreendido em sua totalidade.

Nesse processo, novas dúvidas podem surgir, portanto, você precisará contar com professores, colegas, novas pesquisas e todos os recursos para que o aprendizado definitivamente ocorra.

Note que a metodologia preza pela repetição, avaliação dos temas, revisões e no retorno aos assuntos levantados pela exploração realizada no início do processo.

Nesse contexto, o estudo ativo e a repetição espaçada ganham força, pois se consegue, a partir da sua aplicação, compreender e internalizar de fato os conteúdos que estão sendo estudados.

O método Robinson exige dedicação e esforço, no entanto, os resultados são excelentes, colaborando para o sucesso do seu projeto de estudos.

Agora que você conhece mais sobre essa metodologia, leia nosso post que apresenta  os principais tipos de redação e suas diferenças!