O Pisa, que avalia a qualidade da educação no mundo todo, apontou uma redução de 15 pontos na área de matemática, entre os anos de 2018 e 2022. Em suas duas décadas de existência, o Pisa nunca havia registrado uma queda de mais de 4 pontos entre uma e outra edição, o que mostra a gravidade do quadro.

Devido ao fechamento de muitas escolas e à dificuldade de adaptação ao ensino remoto, que foi adotado por várias instituições, a estimativa é de que esse período gerou uma perda equivalente a mais de meio ano de aprendizado.

Assim, se a matemática no ENEM já era um desafio antes desses acontecimentos, agora é ainda mais necessário se dedicar ao estudo da área para compensar o que foi perdido.

Mas nada de deixar a ansiedade tomar conta desse processo! Com uma boa rotina de estudos, focada nos conteúdos certos, você vai chegar ao dia da prova com todos os conhecimentos necessários para arrasar em cada uma das questões.

Confira quais são os assuntos mais cobrados de matemática no ENEM

Na hora de montar um cronograma de estudos, é importante estabelecer prioridades e focar nos assuntos que são mais relevantes para a sua preparação. Por isso, se você vai fazer o ENEM, é importante focar nos assuntos mais cobrados.

Por isso, aqui vai uma lista com os conteúdos que não podem ficar de fora da sua preparação para a prova:

Matemática básica

A matemática básica é o primeiro passo para começar a estudar para o exame, já que ela é a base de outras operações mais complexas.

Nessa fase dos estudos, entram assuntos como a regra de três, que pode ser aplicada a vários contextos para descobrir valores faltantes, os cálculos decimais, a potenciação e os logaritmos.

Vale lembrar que esses conteúdos são progressivos, ou seja, para entender como funcionam os logaritmos, primeiro você terá que dominar a potenciação.

Estatística

As questões que abordam estatística são um clássico da prova de matemática no ENEM e esse conteúdo pode aparecer de diferentes formas, sempre trabalhando com a apresentação e análise de dados.

Eles costumam aparecer em gráficos e tabelas, o que significa que é preciso dominar esses instrumentos de representação para ser capaz de fazer uma leitura correta deles.

Além disso, assuntos como probabilidade e medidas de tendência central também podem aparecer aliados a esse conteúdo.

Geometria espacial

A geometria espacial é o terceiro conteúdo de matemática mais abordado no ENEM e, dentro desse campo, podemos dar destaque à geometria de posição, aos prismas e aos cilindros.

No caso da geometria de posição, as questões trazem assuntos relacionados à projeção e análise de posições possíveis entre retas e planos.

Já no caso de prismas e cilindros, o conteúdo abordado é o cálculo de volumes e áreas.

Geometria plana

Outro conteúdo bastante presente na prova é a geometria plana, com destaque para polígonos como o quadrado, o hexágono regular e o triângulo equilátero, que têm todos os seus ângulos e lados com a mesma medida.

Os círculos e as circunferências também aparecem entre as questões, principalmente com foco em assuntos como comprimento da circunferência, área do círculo, área do setor, área do segmento circular e área da coroa circular.

Também não podemos esquecer da trigonometria, ou seja, questões que abordam os triângulos e suas relações. Aqui, o Teorema de Pitágoras é um clássico, mas também podem aparecer relações trigonométricas, como seno e cosseno.

Por fim, há também as fórmulas de áreas, que são bastante utilizadas na prova. Por isso, vale a pena dar atenção a essas fórmulas e usar recursos mnemônicos para lembrar delas.

Funções

Para finalizar a lista de conteúdos mais abordados na prova de matemática no ENEM, temos as funções de 1º e 2º grau.

Além da aplicação das funções, a prova também pode trazer questões associadas à sua análise, que depende do uso de nomenclaturas como linear, proporcional e função afim, no caso das de 1º grau, ou parábola e quadrática, no caso das de 2º.

Esses conteúdos vêm associados aos padrões gráficos, sendo importante analisar as funções também nesse contexto.

Como você pôde ver, a lista de temas abordados é extensa e muito complexa, o que significa que é preciso desenvolver um bom cronograma de estudos para ir bem no exame.

Para ajudar você a estudar todos esses conteúdos e se preparar para o ENEM, o Curso Interseção oferece uma disciplina isolada de matemática. Assim, você pode focar nesses assuntos e garantir uma nota incrível na prova. Conheça o Curso Interseção!