O uso dos flashcards consiste na aplicação de um método simples, fácil e eficiente que foca na memorização do conteúdo estudado, ajudando a amenizar os efeitos da curva do esquecimento.

Em 1885, o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus apresentava a sua teoria sobre a curva do esquecimento, que nada mais é que o tempo que uma pessoa leva para esquecer daquilo que estudou.

Segundo Ebbinghaus, após 30 dias, apenas 3% a 5% do conteúdo que você estudou será lembrado.

Por isso, em especial, vestibulandos e concurseiros se utilizam de técnicas para memorizar de forma mais efetiva os conteúdos estudados e uma delas são os flashcards, um dos mais eficientes métodos para revisão.

A técnica é amplamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos e ainda pouco difundida no Brasil.

Quer saber mais sobre os flashcards e como funciona essa técnica? Continue a leitura e confira.

O que são flashcards?

De forma geral, um flashcard é um cartão que traz informações nos seus dois lados e tem como objetivo ajudar a memorizar conteúdos.

Outra definição é que flashcards são pequenos pedaços de papel, nos formatos de fichas ou cartões que trazem na frente uma pergunta e no verso a resposta.

Esse cartão é feito pelo próprio aluno, a partir de um tema estudado, e você cria o seu sistema de perguntas e respostas, que pode ser baseado em uso de tópicos, ou termos específicos que ajudem a lembrar da resposta.

Como funciona a metodologia? Imagine que há 3 meses você estudou um determinado tema e preparou o seu cartão, com pergunta na frente e a resposta na parte de trás.

Passado esse tempo, você acessou esse cartão e leu a pergunta. Ao fazer isso, o seu cérebro entra em atividade para buscar a informação que de alguma forma está armazenada.

A aplicação desse método elimina a aprendizagem passiva que se baseia na elaboração de resumos, listas, a partir da leitura de livros, e apostilas. Assim, você passa a usar processos mentais ativos para estudar.

Os benefícios de usar flashcards para estudar

Importante ressaltar que flashcards não é uma técnica de estudo isolada. A exemplo dos mapas mentais, trata-se de um método complementar e especialmente voltado para a revisão dos conteúdos.

Ou seja, você vai estudar o tema e preparar o seu cartão, fazendo a pergunta mais adequada e a resposta mais fácil para ser memorizada na hora de revisar o assunto.

Quanto mais dedicação você empregar na elaboração de cada um dos flashcards, mais benefícios terá.

Entre os benefícios de usar flashcards, destacamos:

Ajuda na memorização rápida

Aplicar o método da utilização do flashcards quando eles são manuscritos ajuda na memorização rápida de um grande volume de informações estudadas.

Dependendo da elaboração, os cartões ajudam a assimilar de forma mais fácil e rápida conceitos, fórmulas, leis, regras, datas, nomes e outras informações.

Sem contar que, quando você escreve usando as próprias palavras, seu cérebro retém melhor a informação.

Aumenta a possibilidade de estudar fora de casa

Como falamos, flashcards são pequenos cartões e isso facilita estudar fora de casa.

Ou melhor, você pode levá-los a qualquer lugar para estudar o conteúdo desejado, sozinho ou em grupo, além de conseguir fazer isso de onde estiver

Ajuda a manter o foco em conteúdos específicos

Outros benefícios da utilização dos flashcards é que é possível usá-los para focar em temas específicos mais difíceis e que você tenha dificuldade para absorvê-los, como, por exemplo:

  • aprender vocabulários,
  • fórmulas,
  • regras gramaticais,
  • datas históricas,
  • leis,
  • citações.

Nesse caso, os cartões também são excelentes para você otimizar todo o seu cronograma de estudos.

Dicas para fazer e usar seus flashcards de maneira eficiente

O ideal é elaborar seus cartões em pastas, separados por temas, o que vai facilitar o seu estudo e o acesso sempre que desejar realizar uma revisão.

Como já falamos, o ideal é que eles sejam feitos pelo aluno, de forma manuscrita, em cartolina ou papel cartão, mas também existem opções para baixá-los digitalmente.

Você pode usar cores diferentes para destacar as informações, inserir palavras-chave, nomes técnicos, símbolos ou desenhos entre outros recursos para elaborar o seu cartão. A utilização desses elementos também auxiliam na memorização.

Procure elaborar uma pergunta em cada flashcard e que ela tenha preferencialmente uma resposta.

Na hora da revisão, o ideal é estudar por tema e não usar as cartas na forma sequencial como foram estudadas e estão guardadas. Procure pegá-las aleatoriamente.

Como sugestão, ao fazer a revisão, recomenda-se formar três pilhas com as cartas usadas, da seguinte forma:

  • pilha 1 – coloque as cartas que você acertou facilmente as respostas,
  • pilha 2 – forme com os cartões que teve alguma dificuldade para acertar,
  • pilha 3 – deixe os flashcards que você

A partir dessa formação:

  • reveja as cartas da pilha 1 a cada 4 semanas para continuar firme na memorização,
  • a cada duas semanas revise as perguntas dos cartões da pilha 2,
  • semanalmente estude as peças da pilha

Agora que você sabe o que é flashcards e aprendeu como usá-los, que tal continuar a leitura para conferir 4 benefícios de estudar em grupo?