A aprendizagem ativa faz toda a diferença para a obtenção dos resultados, ou seja, ela facilita e possibilita que os alunos possam realmente aprender aquilo que estão estudando, uma vez que os próprios acadêmicos são peças fundamentais nesse processo.

De acordo com o relatório The Future of Jobs, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, entidade que reúne os maiores líderes empresariais e políticos do mundo, esse método de ensino está entre as habilidades mais relevantes para o futuro do trabalho.

Isso ocorre uma vez que as atividades constantes nessa prática proporcionam liberdade e engajamento dos participantes na hora de buscarem por novas habilidades.

Os alunos são incentivados ao seu próprio desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos através de um formato autônomo e participativo.

Como resultado, a inserção no mercado de estudantes que possuem uma familiaridade com as diversas atividades do dia a dia de uma empresa, portanto, a surpresa torna-se menor e a integração ocorre de uma maneira mais rápida e assertiva.

Neste post, apresentaremos os impactos da aprendizagem ativa na vida do estudante. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

O que é a aprendizagem ativa?

A aprendizagem ativa é uma metodologia onde os alunos se envolvem de forma prática nos processos de estudos.

Dentre os seus princípios, as seguintes características são observadas:

  • professor como facilitador,
  • estudante como o centro das atenções,
  • trabalhos em equipe,
  • utilização de tecnologias e inovação,
  • problematização da realidade.

Nesse método os processos de ensino promovem debates sobre temas atuais e relevantes para a sociedade.

Grupos de estudos são criados para a troca de informações, especialmente visando os momentos que os alunos estejam fora das salas de aula.

Os professores apresentam problemas visando o desenvolvimento do senso crítico dos acadêmicos e a assimilação dos conteúdos ocorre através das pesquisas e busca pela resolução dos casos apresentados.

5 habilidades que a aprendizagem ativa ajuda a desenvolver

A aplicação da aprendizagem ativa ajuda no desenvolvimento de 5 habilidades fundamentais para o sucesso de qualquer profissional, independente da área em que atue. São elas:

Autoconfiança

A autoconfiança é conquistada enquanto o aluno é incentivado a agir, sentindo-se seguro com relação às suas capacidades críticas e intelectuais.

Isso significa que além de aprender os conteúdos discutidos, esse modelo colabora também como facilitador para quebrar possíveis dificuldades de relacionamento e abre oportunidades para desenvolver a comunicação.

Portanto, a aprendizagem ativa possibilita que os acadêmicos percebam que possuem capacidade de adquirir novas habilidades e de se desenvolverem pessoal e profissionalmente.

Autonomia

Outra habilidade que possui um grande valor no mercado profissional e que também é conquistado pelos alunos que desenvolvem o seu aprendizado utilizando essa metodologia de ensino diz respeito à autonomia.

O estudante passa a ser o protagonista do aprendizado enquanto os professores atuam como moderadores.

Outro fator importante é a oportunidade recebida pelo aluno para o seu desenvolvimento pessoal e a conquista de uma independência, qualidade importante bastante valorizada no mercado de trabalho.

Capacidade de análise

Como não poderia ser diferente, a aprendizagem ativa obriga os alunos a desenvolverem as suas capacidades de análise.

Isso ocorre em função das responsabilidades que eles têm para com o desenvolvimento de suas tarefas e projetos, quando precisam possuir um pensamento crítico, buscando novos conteúdos quando não se sentem confortáveis com as informações disponíveis.

Diante dessa situação, ocorre a retenção do conhecimento, ou seja, a partir de suas ações existe a experimentação e a vivência direta no desenvolvimento das matérias.

De acordo com estudos realizados na Universidade do Kentucky (Estados Unidos), os alunos acabam retendo os seguintes percentuais dos conteúdos nas quais tem contato:

  • 10% daquilo que leem,
  • 20% do que ouvem,
  • 90% daquilo que desenvolvem.

Trabalho em equipe

Como já mencionado anteriormente, a metodologia da aprendizagem ativa incentiva o trabalho em equipe.

Esse ponto também é bastante requisitado pelas empresas, pois, cada vez mais, torna-se necessário a integração dos setores e, consequentemente, o bom relacionamento entre os profissionais precisa acontecer para que os objetivos sejam alcançados.

Além da divisão das tarefas, desenvolve-se também a organização, o respeito aos colegas e a capacidade de ouvir e avaliar os conteúdos apresentados pelo grupo.

Iniciativa para resolução de problemas

Por fim, uma das qualidades mais valorizadas pelas empresas dos mais diversos segmentos está em contar com profissionais que possuem a iniciativa para a resolução de problemas.

Essa é a base da aprendizagem ativa, pois, a partir das mais diversas situações e problemas, é que os professores provocam o desenvolvimento das soluções.

Profissionais que possuem a iniciativa rapidamente se destacam e, em um curto espaço de tempo, avançam em suas carreiras.

Como você deve ter observado, essa metodologia é uma excelente opção para a formação profissional e vem conquistando muito espaço nos meios acadêmicos, pois colabora com o desenvolvimento de habilidades voltadas à autonomia, retenção de conhecimento e produtividade.

Agora que você conhece detalhes sobre os impactos da aprendizagem ativa na vida do estudante, leia também nosso post que mostra como você pode usar a inteligência artificial para estudar em casa!