Estudar em casa pode ficar mais fácil com o uso dos diferentes recursos da inteligência artificial tão presentes no nosso dia a dia.

A inteligência artificial (IA) está na palma da sua mão em diversos aplicativos do seu celular, bem como no seu notebook e até mesmo na sua televisão, facilitando a sua vida.

Quem já não recorreu ao assistente virtual Alexa, a conhecida IA da Amazon, para realizar alguma pesquisa ou recorreu a outros dispositivos para encontrar a sua série favorita, ou mesmo se conectar com plataformas diversas.

A utilização dos recursos tecnológicos de IA já colocou os professores em alerta, mostrando a preocupação dos docentes pela possibilidade dos alunos usarem as diversas ferramentas para realizarem seus trabalhos sem o esforço do estudo.

Por outro lado, uma matéria publicada em agosto de 2023 na CNN Brasil traz a informação que escolas americanas estão ensinando seus alunos a usarem o ChatGPT, para que a ferramenta se transforme em uma aliada do processo de aprendizagem.

O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial desenvolvido no final de 2022 pela OpenAI, um laboratório americano de pesquisas de IA sem fins lucrativos.

O software interage com os usuários e oferece soluções em formato de textos em uma linguagem fluida e clara, para diferentes buscas e solicitações.

Ainda segundo a publicação da CNN Brasil, 30% dos estudantes universitários norte-americanos já haviam utilizado o ChatGPT para realizarem seus trabalhos escolares.

No Brasil, a plataforma Mobile Time indica que 86% dos alunos aprovam o uso da Inteligência Artificial nos estudos, acreditando que a tecnologia tem alta eficiência na resolução de dúvidas e problemas.

Vamos conferir como usar a tecnologia e os recursos de IA para estudar em casa de forma mais produtiva e efetiva? Continue a leitura.

Quais são os limites do uso da inteligência artificial para estudar em casa?

A Inteligência artificial nada mais é que a aplicação da tecnologia para conseguir fazer com que equipamentos e softwares sejam programados para solucionar problemas com base no comportamento humano.

Essas programações são feitas a partir da utilização de algoritmos inteligentes, possibilitando que a ferramenta consiga interpretar dados e situações e aprenda a responder cada uma das solicitações de forma diferente uma da outra.

A IA está presente no seu celular, na televisão Smart ou em dispositivos conectados à Internet. Entre os mais comuns no nosso dia a dia estão:

  • assistentes virtuais como Siri, Cortana, Google Assistente e Alexa;
  • chatbots que simulam atendimento humano;
  • serviços de streaming;
  • aplicativos de GPS.

Os diferentes recursos de inteligências artificiais também estão transformando a educação e usados de forma inteligente ajudam a potencializar a aprendizagem.

Entre as diversas ferramentas especialmente desenvolvidas para estudar em casa, destacamos:

Importante destacar que essas e outras ferramentas com inteligência artificial são suas aliadas para ajudar a otimizar a sua aprendizagem, elas não substituem a necessidade de estudar em casa.

Contudo, o estudo deve ser seu, usar os diversos recursos para elaborar uma redação ou realizar cálculos, por exemplo, pode ser uma autossabotagem, afinal, você está deixando de treinar e perdendo a oportunidade de melhorar o seu texto e/ou compreender as resoluções matemáticas.

Maneiras que a inteligência artificial pode ajudar você a estudar em casa

Estudar em casa é uma necessidade e deve ser uma determinação cultivada pelo aluno que deseja alcançar a sua tão sonhada vaga na faculdade.

Nesse sentido, repetimos que a utilização das diversas ferramentas de IA não eliminam o estudo do conteúdo, mas impactam positivamente na hora de:

Criar cronogramas de estudos

Uma das facilidades das ferramentas com IA é ajudar a facilitar a rotina do aluno para estudar em casa e melhorar a gestão do tempo.

Elas possibilitam que você crie um cronograma de estudos para ser aplicado na semana, no mês e no bimestre.

Da mesma forma que caso você precise estudar um conteúdo que envolve diferentes temas, a ferramenta ajuda a criar um plano de estudo, que possibilite organizá-los para acessá-los no decorrer da semana, do mês, etc.

Sem contar que para montar o cronograma a IA considera suas metas e o tempo disponível que você tem. Assim, com base nessas informações, a ferramenta ajuda a criar um cronograma personalizado que atenda às suas necessidades e objetivos.

Ainda em relação à gestão do tempo, os recursos de IA ajudam você a encontrar informações mais rapidamente, o que elimina a necessidade de navegar em diversos sites ou a leitura de textos muito longos, otimizando toda sua rotina de estudar em casa.

Fazer testes dos seus conhecimentos

As diversas ferramentas de IA são excelentes recursos para você testar seus conhecimentos na hora de estudar em casa.

Por isso, algumas delas, como o ChatGPT, possibilitam que você faça exercícios e testes na própria ferramenta.

Além disso, os diversos recursos permitem que você faça perguntas e obtenha respostas sobre os temas ou correção de erros gramaticais e ortográficos, e também oferecem soluções de outras questões que possibilitam testar seus conhecimentos em diversas matérias.

Auxiliar na síntese de conteúdos

Utilizar a inteligência artificial para estudar em casa possibilita a síntese de conteúdos, ou seja, algumas ferramentas oferecem resumos precisos de livros, artigos e demais obras.

O ChatPDF, por exemplo, como o próprio nome indica, lê arquivos em PDF e aprende o conteúdo.

Assim, você faz o upload do arquivo desejado no site e então começa a interagir com o programa fazendo perguntas para verificar se ele fornece as respostas adequadas.

O Consensus foca em oferecer respostas de estudos científicos para perguntas comuns. Já o Cactus poderá ajudar na elaboração de resumos de textos diversos, bem como auxiliam no estudo de disciplinas, como matemática e idiomas.

Outro ponto importante é que os diversos recursos também facilitam na hora de estudar conceitos de difícil compreensão, resumindo-os em uma linguagem de fácil e clara.

Tirar dúvidas sobre obras lidas

Outro benefício da IA na hora de estudar em casa é que os diferentes recursos possibilitam que você tire suas dúvidas sobre obras e conteúdos já vistos.

O melhor é que você pode acessar as ferramentas onde estiver e quando precisar rever algum tema já estudado.

Então, preparado para usar a inteligência artificial para estudar em casa e tornar a sua aprendizagem mais produtiva?

Agora que tal continuar a leitura e conferir quando é hora de começar a estudar para o vestibular e para o ENEM?