O método Kolb foi desenvolvido em 1979 e revisado nos anos de 1985 e 1993.

Tudo começou a partir de estudos desenvolvidos pelo professor universitário norte-americano David Allen Kolb, no ano de 1971, a partir de experiências e observações realizadas junto a alunos adultos.

O professor David, mestre e doutor pela Universidade de Harvard, buscou informações para compreender de que forma as pessoas aprendem, concluindo que os estágios da aprendizagem são duradouros e invariáveis.

Apesar de existir um Ciclo de Aprendizagem, cada pessoa possui um formato diferenciado para alcançar os objetivos, tanto na sala de aula como no dia a dia das atividades profissionais.

Essas características precisam ser respeitadas e trabalhadas para que os resultados sejam os melhores possíveis, daí a importância em saber qual é o estilo de cada aluno.

Neste post, apresentaremos o método Kolb de aprendizagem, os estágios envolvidos nesse processo e o estilo na qual as pessoas podem ser categorizadas. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

O que é o método Kolb de aprendizagem?

O método Kolb tem por base a existência de um ciclo contínuo de aprendizagem experiencial, envolvendo:

  • sentimentos;
  • posicionamento;
  • atitudes.

Todas as pessoas que se propõe a aprender passam por esse ciclo, no entanto, conhecer a si mesmo e as suas características facilita a tarefa, uma vez que esse processo passa por 4 estágios que veremos na sequência.

O fato é que cada pessoa possui uma maneira diferente de aprender e processar a realidade, portanto, torna-se indispensável saber como você age, reflete, conceitua e aplica os conteúdos adquiridos através dos estudos.

Os estágios do processo de aprendizagem para descobrir o seu perfil

Como vimos, existem 4 estágios no processo de aprendizagem, onde cada pessoa possui o seu estilo, caracterizado por preferências e formas de lidar com o conhecimento adquirido.

Vamos conhecer os 4 estágios de aprendizagem, segundo o método Kolb:

Experiência concreta

A experiência concreta está associada às ações, portanto, trata-se do conhecimento obtido em sala de aula que o leva a tratar do conteúdo através da:

  • observação;
  • experimentação;
  • situações práticas.

Nessa etapa, as observações e os sentimentos estão acima da abordagem teórica e sistemática, portanto, essa experiência colabora de forma efetiva para o entendimento do assunto que está sendo abordado.

Observação reflexiva

O segundo estágio do ciclo de aprendizagem envolve a reflexão e por isso é conhecido como observação reflexiva.

A partir da experiência vivida anteriormente, o aluno passa a analisar os fatos ocorridos, considerando todo o processo, tais como:

  • dúvidas a respeito;
  • seu comportamento diante do aprendizado;
  • comportamento dos colegas;
  • revisão da experiência vivida no estágio.

Conceitualizar

O estágio que envolve a criação de conceitos é a terceira etapa do ciclo.

De acordo com o método Kolb, esse é o momento em que a criatividade, o levantamento de hipóteses e o raciocínio lógico contribuem para que o aluno chegue às conclusões que o farão entender sobre o assunto de forma sistemática.

Isso significa alcançar o entendimento a partir da compreensão intelectual de uma situação.

Aplicar

Por fim, chega-se ao momento da aplicação dos conhecimentos, ou seja, colocar em prática aquilo que se aprendeu.

Esse é o momento da experimentação, onde as hipóteses, conceitos e tudo o que foi aprendido é aplicado de forma efetiva e quando mudanças podem ocorrer a partir de ajustes e descobertas que surgem apenas nesse estágio do aprendizado.

Os 4 estilos de aprendizagem do método Kolb

Como se observa, o método Kolb trabalha e defende que essas etapas são inevitáveis no processo de aprendizagem.

No entanto, existem ainda 4 estilos de aprendizagem, ou seja, tipos diferentes de se atingir o conhecimento mesmo diante do mesmo movimento cíclico (estágios) pelo qual todos os alunos experimentam.

Diante disso, Kolb desenvolveu os seguintes estilos dos estudantes:

Divergente

O estilo do estudante divergente é caracterizado pela criatividade e imaginação.

Normalmente, eles se destacam nos estágios que envolvem a experiência e a observação, pois possuem facilidades em elaborar ideias e abrir alternativas diante das variadas situações que possam estar trabalhando.

São aqueles que gostam de trabalhar em grupo, são receptivos e sempre estão dispostos a dar retorno sobre as observações apresentadas durante os estudos.

Assimilador

O assimilador é o estilo dos estudantes que são bastante voltados aos estágios de observação e conceituação.

A partir das análise dos fatos, eles possuem grande facilidade em construir métodos e organizar de forma lógica e concisa as atividades a serem desenvolvidas para se chegar aos resultados pretendidos.

Normalmente, são pessoas que gostam da área científica, tecnológica e de aprender a partir de palestras, leituras e meios analíticos.

Convergente

O estilo convergente de aprendizado, segundo o método Kolb, possui como características os estágios de conceitualização e aplicação.

São os alunos que gostam de aplicar as ideias, portanto, adoram aulas laboratoriais e estão associados às atividades especializadas e tecnológicas.

Possuem grandes facilidades nas resoluções de problemas e na tomada de decisão.

Acomodador

Chegamos ao último dos estilos apresentados pelo método Kolb, trata-se do acomodador.

Tratam-se dos alunos que gostam da parte prática do processo, ou seja, do estágio que envolve a aplicação.

Costumam não se incomodar em correr riscos e estão sempre dispostos a fazer mais uma tentativa. Basicamente, aprendem usando da intuição e nas abordagens envolvendo tentativas e erros.

Possuem também grande facilidade de se adaptarem às mudanças e são fascinados pelas atividades práticas, onde problemas precisam ser resolvidos.

Como se observa, o método Kolb apresenta detalhes importantes a respeito do aprendizado e das características dos alunos. Vale a pena você fazer uma avaliação para verificar qual o seu perfil.

Agora que você conhece mais a esse respeito, leia e entenda como usar a inteligência artificial para estudar em casa!