Ingressar na faculdade é fundamental para se alcançar sucesso na vida profissional com mais tranquilidade e garantir um futuro promissor. No entanto, surge pergunta: quando começar a estudar para o vestibular e para o ENEM?

Antes de apresentarmos a resposta, é importante observamos alguns dados interessantes.

Segundo o relatório de Profissionais Brasileiros e a Pesquisa Salarial, desenvolvida pela Catho, empresa especializada no segmento de recrutamento e seleção, a remuneração média dos que se formam no curso superior é 49% maior do que aqueles que não possuem uma faculdade.

Além disso, a pesquisa mostra que a graduação superior aumenta as oportunidades de se conseguir um emprego.

Diante dessas informações, preparar-se para ingressar na Universidade passa a ser a prioridade para aqueles que desejam construir uma carreira de sucesso e conquistar uma vida confortável a partir de uma boa remuneração.

Neste posto, apresentaremos dicas importantes para que você saiba quando começar a estudar para o vestibular e para o ENEM e o que fazer para ter sucesso nessa empreitada. Continue lendo e saiba detalhes sobre o assunto!

 

Quando começar a estudar para o ENEM ou para o vestibular?

O primeiro ponto a ser observado é que começar a estudar para o ENEM ou para o vestibular não precisa estar vinculado a sua formação no ensino médio.

Não existe, portanto, uma regra que determine essa decisão, mas, o que pode-se afirmar, é que deixar para estudar nas vésperas das provas não é uma boa ideia.

Experiências como essa você já deve ter vivido, quando deixou para o dia anterior da prova o momento de abrir as apostilas e tentou compreender a matéria. O resultado não é nada positivo.

O fato é que essa ação pode se iniciar quando você ainda está no ensino médio, ou com pelo menos 1 anos antes das provas.

Isso porque irá lhe permitir assimilar bem as matérias e lhe dará tempo suficiente para realizar a preparação com calma, tranquilidade e sem “atropelar” o seu dia a dia.

No entanto, se isso for impossível, o melhor caminho é contar com um curso intensivo que lhe ajudará muito, porém, exigirá mais de você mesmo.

Dicas para começar a estudar?

Antes de começar os seus estudos, você precisa definir:

  • qual curso pretende fazer;
  • em qual instituição de ensino;
  • quais são as prioridades em termos de matérias para que o objetivo seja alcançado.

Para isso, é preciso avaliar quais as áreas de ensino que mais lhe agradam e se você está disposto a investir em uma carreira profissional.

Além disso, avalie quais as Faculdades e Universidades que oferecem essa oportunidade, pois é válido tentar o acesso em mais de uma instituição.

A partir daí, esteja atento às seguintes situações:

Veja quais conteúdos precisam ser estudados

Você precisará estudar todas as disciplinas que fazem parte das provas, no entanto, é muito importante que esteja atento àquelas que possuem maior peso no curso que pretende ingressar.

Além disso, é fundamental que avalie quais são os conteúdos que mais caem nas provas.

Para isso, vale a pena recuperar as provas dos anos anteriores e fazer uma avaliação a respeito.

Essa ação possibilitará que você foque nos assuntos que normalmente são abordados nas provas, portanto, uma maneira inteligente de trabalhar aquilo que realmente importa para conquistar a sua vaga.

Crie um planejamento

O planejamento é o maior aliado de qualquer atividade e nos estudos a situação não é diferente.

Para isso, você precisará estabelecer horários também para suas outras atividades, portanto, esteja atento na elaboração do seu plano.

  • datas e horários nas quais irá se dedicar aos estudos;
  • cronograma das disciplinas a serem estudadas;
  • organização do local das atividades;
  • levantamento do material didático e de apoio.

Você precisará estabelecer horários também para suas outras atividades, portanto, não exagere e alcance um equilíbrio que possibilite bons resultados, isso tudo sem prejudicar a sua saúde física e mental.

Não esqueça que o descanso é necessário e o lazer faz parte da vida, portanto, esteja atento na elaboração do seu plano.

Pense em fazer um cursinho

Uma maneira simples e que traz grandes resultados para você começar a estudar para o vestibular e para o ENEM está em optar por fazer um cursinho.

Nesse caso, todo o planejamento já está pronto, pois o próprio curso avalia e organiza os conteúdos a serem estudados de forma a obter o melhor aproveitamento nas provas.

O Curso Interseção, por exemplo, com seus mais de 30 anos de experiência e reconhecidamente o líder em aprovação das provas mais concorridas do país, dispõe de uma metodologia de ensino que o conduzirá ao alcance dos seus objetivos.

A escolha por um cursinho de qualidade facilita todo o processo e permite que você tenha todo o foco e esforço voltado ao que realmente interessa, ou seja, a tão sonhada vaga no curso que você tanto deseja.

Agora que você conhece mais sobre o assunto, acesse nosso site, conheça as turmas e a estrutura que oferecemos a quem deseja construir um futuro de qualidade e sucesso!