Uma das provas mais concorridas do Brasil, o Vestibular Unicamp 2022 será realizado (primeira fase) no dia 7 de novembro de 2021. A segunda fase, por sua vez, está marcada para os dias 16 e 17 de janeiro do próximo ano.

Inicialmente, a instituição de ensino havia marcado a primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 para o dia 21 de novembro, contudo, decidiu por antecipar a realização da prova para o dia 7 do mesmo mês por conta do anúncio recente do Ministério da Educação de aplicar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

As inscrições para a modalidade convencional do Vestibular Unicamp 2022 deverão ser feitas de 2 de agosto a 8 de setembro, através da página oficial da instituição na internet.

Vestibular Unicamp 2022 – formato das provas

O formato das provas do Vestibular Unicamp 2022 será igual ao da edição anterior:

– 1ª Fase: 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até 4 horas;

– 2ª Fase: no primeiro dia, a prova é comum para todos os estudantes aprovados na primeira fase e conta com a seguinte estrutura: redação, questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e interdisciplinares em língua inglesa.

Já no segundo dia de exame, a avaliação terá perguntas dissertativas para todos os convocados nas disciplinas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza. Também serão realizadas provas de conhecimentos específicos, com base na opção de curso: área de ciências biológicas/saúde (química e biologia), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

Ian Henrique, ex-aluno do Curso Interseção, aprovado em Engenharia Mecânica na Unicamp

Ian Henrique, ex-aluno do Curso Interseção, aprovado em Engenharia Mecânica na Unicamp

Obras literárias – Vestibular Unicamp 2022

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) também já divulgou a lista de obras literárias para o Vestibular Unicamp 2022, na qual houve diminuição de 12 para dez obras. Ao todo, foram substituídos quatro livros em relação ao vestibular de 2021.

Foram incluídas as obras:

  • Carta de Achamento do Brasil (Pero Vaz de Caminha);
  • Niketche – uma história de poligamia (Paulina Chiziane);
  • Tarde (Olavo Bilac);
  • Bons Dias (Machado de Assis).

Estes livros incluídos substituem as obras Sermões (Antonio Vieira), História do Cerco de Lisboa (José Saramago), A Teus Pés (Ana Cristina César) e O Espelho (Machado de Assis). Já os títulos Cabra Vadia (Nelson Rodrigues) e Quarto de Despejo (Carolina Marina de Jesus) foram excluídos da lista do Vestibular Unicamp 2022.

“Os critérios gerais utilizados para a substituição das obras foram a representatividade dessas manifestações literárias nas práticas letradas e nas tradições culturais de língua portuguesa, o padrão de elaboração estética e a presença de núcleos temáticos adequados à formação pedagógica do aluno no ensino médio, na medida em que tais núcleos permitem abordagens interdisciplinares na área de humanidades”, justificou a Comvest.

Com essas alterações, a lista de obras para o Vestibular Unicamp 2022 fica com seis gêneros literários (poesia, conto, teatro, romance, crônica e carta/relato de viagem). Os dez livros recomendados são os seguintes:

– Sonetos (Luís de Camões);

– Sobrevivendo no Inferno (Racionais MCs);

– Tarde (Olavo Bilac);

– O Seminário dos Ratos (Lygia Fagundes Telles);

– O Marinheiro (Fernando Pessoa);

– A Falência (Júlia Lopes de Almeida);

– O Ateneu (Raul Pompeia);

– Niketche – uma história de poligamia (Paulina Chiziane);

– Bons Dias (Machado de Assis);

– Carta de Achamento do Brasil (Pero Vaz de Caminha).

Lílian Macedo e Ana Beatriz Costa, ex-estudantes do Curso Interseção, foram aprovadas no Vestibular da Unicamp

Lílian Macedo e Ana Beatriz Costa, ex-estudantes do Curso Interseção, foram aprovadas no Vestibular da Unicamp

Preenchimento de vagas do Vestibular Unicamp 2022

A instituição de ensino informou que retomará a modalidade que utiliza as notas dos candidatos no Enem na seleção para 20% das vagas disponíveis no Vestibular Unicamp 2022. Segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, as inscrições para candidatos desta categoria tendem a ser iniciadas em novembro. Nesse sentido, a previsão é de reservar 639 oportunidades.

Os critérios de preenchimento das vagas serão os mesmos do Vestibular Unicamp 2021:

  • 50% de cada curso ao segmento EP (escola pública);
  • 25% de cada curso ao segmento PP (autodeclarado preto ou pardo);
  • 25% de cada curso ao segmento EP + PPI (escola pública + autodeclarado preto ou pardo).

Vestibular Unicamp 2022 – pedidos de isenção

De acordo com a Comvest, o prazo final para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2022 é 15 de junho. O valor para não isentos é de R$ 180. A solicitação deve ser feita através do site da instituição e precisa atender a uma destas modalidades:

  1. Candidatos de famílias de baixa renda – até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio;
  2. Funcionários da Unicamp/Funcamp;
  3. Candidatos dos cursos noturnos de licenciatura ou tecnologia.

Calendário do Vestibular Unicamp 2022

  • Inscrições: 02/08 a 8/9/2021;
  • 1ª fase: 07/11/2021;
  • 2ª fase: 16/01/2022 e 17/01/2022;
  • Provas de habilidades específicas de Música: (setembro e outubro, datas a confirmar);
  • Provas de habilidades específicas outros cursos: 19 a 22/01/2022;
  • Divulgação da primeira chamada: 14/02/2022;
  • Matrícula (não presencial) da primeira chamada: a confirmar.

E então: gostou deste artigo? Saiba que o Curso Interseção tem um longo histórico de aprovação no Vestibular da Unicamp. São 30 anos contribuindo para o sucesso de estudantes nas provas mais concorridas do País. Comece a sua preparação agora mesmo e tenha mais chances de alcançar o seu objetivo.

(71) 3354-0711/99634-3590