O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das principais portas de entrada ao Ensino Superior para os estudantes brasileiros. Além disso, o Exame anual também contribui para testar os conhecimentos dos alunos, que podem realizar as provas na condição de ‘treineiros’.

Você irá participar do Enem 2021? O Curso Interseção preparou este guia para esclarecer suas principais dúvidas. Entre elas, estão as datas e os horários das provas, locais de aplicação do Exame e questões relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19), afinal de contas, ainda vivemos em meio a uma pandemia.

Enem 2021: dias e horários das provas

O Enem 2021 (impresso) será realizado nos dias 21 e 28 de novembro, dois domingos. A aplicação do Exame seguirá o horário de Brasília:

Abertura dos portões 12h
Fechamento dos portões 13h
Início das provas 13h30
Término das provas 1º dia 19h
Término das provas 2º dia 18h30

Quais provas serão aplicadas nestes dois dias de Enem 2021?

Em 21 de novembro (primeiro dia do Exame) serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas. Os estudantes terão um total de 5 horas e 30 minutos para concluir a avaliação.

Importante: o(a) candidato(a) só deverá responder às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida por ele/ela no ato da inscrição. Exemplo: se você escolheu a avaliação de língua inglesa, não precisará responder às perguntas de língua espanhola.

Já em 28 de novembro (segundo dia do Exame), as provas de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias serão aplicadas. Em relação a duração do Exame, uma diferença em relação ao primeiro dia: em vez de 5 horas e 30 minutos, os estudantes terão 5 horas (30 minutos a menos) para concluir a avaliação.

Aferição de temperatura na entrada das instituições de ensino

Aferição de temperatura na entrada das instituições de ensino, máscaras de proteção facial e álcool gel seguem indispensáveis em tempos de pandemia/Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Locais de aplicação das provas do Enem 2021?

O Enem 2021 impresso será aplicado em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, nos municípios indicados no anexo I do edital do exame, disponível neste link.

É necessário levar o Cartão de Confirmação no dia da prova?

De acordo com o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação que é responsável pelo Enem, recomenda-se que o(a) participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dois dias de aplicação do exame.

Quais documentos de identificação são válidos?

RG (Registro Geral), Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; Identidade funcional.

Leia também: Enem 2021: psicóloga dá dicas para conter a ansiedade

E se não estiver com documento oficial original em mãos ou o mesmo apresentar inelegibilidade?

Em casos de extravio, perda, furto ou roubo do documento oficial de identificação com foto, o(a) participante poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame; e submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

Já o(a) participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificado, ilegível, com fisionomia diferente que impossibilite a completa observação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.

pessoa estudando para o enem

Para acessar os resultados individuais do Enem 2021, o(a) candidato(a) deverá ingressar – em data a ser divulgada posteriormente pelo Inep/Foto: Soundtrap/Unsplash

O que fazer no caso de estar acometido(a) por uma doença infectocontagiosa?

O(a) candidato(a) que apresentar doenças infectocontagiosas deverá comunicar sua condição, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do Exame. São consideradas doenças infectocontagiosas: Covid-19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus Influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Fique atento(a): o(a) participante deverá, obrigatoriamente, inserir documento legível que comprove a doença para análise, o qual deve conter:

– o nome completo do participante;

– o  diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação;

– o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);

– a assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, bem como a data do atendimento, com formatação em PDF, PNG ou JPG e tamanho máximo de 2 MB.

Leia também: 5 filmes que podem te ajudar na Redação do Enem e vestibular

Você sabia?

A aprovação do laudo garante a participação na reaplicação do Enem 2021, em data a ser divulgada pelo Inep.

Quando serão divulgação os gabaritos do Enem 2021?

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem, até o terceiro dia útil depois da realização das últimas provas.

Enem 2021: divulgação dos resultados finais

Para acessar os resultados individuais do Enem 2021, o(a) candidato(a) deverá ingressar – em data a ser divulgada posteriormente pelo Inep – no endereço ou no aplicativo oficial do Exame. Em seguida, bastará preencher com o seu login único para conferir o seu desempenho.

Como utilizar os resultados do Enem 2021?

É sempre válido observar que a utilização dos resultados individuais do Enem 2021 para fins de seleção, classificação e/ou premiação não é de responsabilidade do Inep. Eles poderão ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso ao ensino superior, desde que exista adesão por parte das instituições de educação superior.

Importante: a adesão não supre a faculdade legal concedida a órgãos públicos e a instituições de ensino de estabelecer regras próprias de processo seletivo para ingresso no ensino superior.

Saiba mais

aluno Matheus Falcão de Almeida

Curso Interseção tem longo histórico de aprovação nos vestibulares mais concorridos do País. Na foto, o aluno Matheus Falcão de Almeida

Curso Interseção, sua melhor preparação!

As inscrições para o Enem 2021 já estão encerradas, mas que tal já começar a se preparar para o Enem 2022? Com cerca de 1 ano de capacitação focada nesse objetivo, crescem, consideravelmente, as chances de aprovação no Exame, que está cada vez mais concorrido.

Em Salvador, a melhor escolha é o Curso Interseção, que há mais de 30 anos Aprova e Comprova nos vestibulares mais concorridos do País.

Matricule-se agora mesmo e aumente as chances de realizar o seu sonho de aprovação: Realizar inscrição

(71) 3354-0711/99634-3590