Todo estudante do Ensino Médio sabe o que as seguintes datas significam: 17 e 24 de janeiro e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. São os dias da prova impressa e digital do Enem 2020, respectivamente.

Neste ano extremamente atípico, em que o aprendizado e a convivência na escola precisaram acontecer virtualmente, conter o nervosismo no dia do exame pode ser um desafio ainda maior.

Para ajudar a tornar esse momento menos tenso, a psicóloga e professora da Unifacs, Leonor Guimarães, dá dicas de como conter a ansiedade antes da prova.

De acordo com ela, é importante começar a praticar atividades de relaxamento com antecedência. “Primeiro, é preciso traçar um plano para antes da prova, de dez a cinco dias antes. É importante criar um espaço de relaxamento, de alívio de tensão, que pode acontecer quando se faz uma caminhada, ouve uma música, faz atividade física; quando estamos menos ansiosos, a capacidade de concentração aumenta”, diz.

Como a pandemia faz com que as opções de lazer sejam mais limitadas, o jeito é tentar construir um ambiente saudável dentro de casa.

“Nesse momento de isolamento, não temos tantas oportunidades de sair, por isso é importante que quem esteja próximo, a família, os amigos, não façam tantas cobranças. E o estudante também pode criar um plano de segurança: se afastar de tudo o que sabe que gera ansiedade. Se assistir ao jornal todos os dias, com muitas notícias da Covid-19, por exemplo, for algo que cause tensão, assista menos à TV. A gente sabe que quem vai fazer o Enem precisa estar bem informado, mas pode diminuir esse tempo de exposição”, explica Leonor.

Sono regulado

Outra dica da psicóloga para ajudar a manter a mente sã antes da prova é regular o ritmo do sono – pode ser difícil, mas é importante tentar. “Um sono regulado auxilia no processo de aprendizagem. É bom evitar substâncias que deixem a pessoa mais agitada, mais sonolenta, e rever hábitos. Desligar a TV e o celular pelos menos 30 minutos antes de dormir auxilia muito”, completa a profissional.

Ler algo prazeroso, como ficção ou poesia, é uma dica de ouro para a prova de redação, sempre uma das mais temidas e comentadas do Enem: “Além de ser agradável, estimula a inteligência linguística, o pensamento linguístico”, conta a professora.

Recentemente, aqui no blog do Interseção, listamos 11 dúvidas bem frequentes dos estudantes em relação ao Enem. Clique aqui para esclarecê-las.