Você sabia que neste ano, além da tradicional prova impressa, o Enem também contará com uma versão digital? A novidade foi divulgada em julho de 2019 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que é responsável pelo Exame. Desde então, muitos estudantes têm relatado dúvidas. Vamos esclarecê-las.

A princípio, as provas digitais atenderiam cerca de 50 mil estudantes em 15 capitais, ou seja, trata-se de um projeto-piloto (experimental) que contemplará uma minoria – ao menos neste primeiro ano. Contudo, depois da publicação do edital do Enem Digital 2020, no dia 31 de março, foram aplicadas algumas mudanças para que a prova pudesse atender um número maior de participantes.

Mas, afinal, quem estará apto a fazer as provas do Enem Digital? Só poderá participar quem já concluiu o Ensino Médio ou os que irão conclui-lo até o final do ano. Neste caso, o haverá a opção para treineiros. Também não serão aplicadas provas digitais neste ano para os participantes que necessitam de atendimento especial no Enem, como recursos de acessibilidade.

De acordo com o edital, o Inep aplicará o Enem Digital para 100 mil participantes. A intenção do Ministério da Educação (MEC) é aumentar a cada ano a quantidade de participantes que farão as provas digitais, até elas substituírem totalmente as provas impressas, em 2026, visando reduzir custos de impressão.

Enem Digital – locais de aplicação

As provas digitais serão aplicadas em todos os Estados. O Inep resolveu ampliar a aplicação para atender estudantes de todo o País. Assim, o Enem Digital 2020 será aplicado em 110 cidades em todos os estados e no Distrito Federal. O Inep vai contratar uma empresa para fazer a aplicação das provas. Até o momento o nome da empresa não foi divulgado.

Ao contrário do que alguns estudantes imaginam, o fato de as provas serem digitais não significa que elas poderão ser feitas em qualquer lugar, por exemplo, em casa. Os locais de prova serão determinados pelo Inep e deverão apresentar uma infraestrutura adequada para receber os computadores onde serão aplicados os exames. Nos computadores os participantes terão acesso apenas ao sistema de prova, ficando impossibilitados de acessar a internet ou outros documentos.

Enem Digital – tipo de conteúdo

Não será possível que um mesmo estudante participe da prova impressa e digital. Dessa forma, deverá optar por apenas uma das provas. O período de inscrição será o mesmo para as duas provas e, no caso do Enem Digital, ficarão com as vagas os 100 mil primeiros estudantes que optarem por esta modalidade. Vale lembrar, nesse caso, que o Enem Digital será aplicado em 22 e 29 de novembro, já o exame tradicional (impresso) será realizado em 1º e 8 de novembro.

As provas para as duas modalidades serão diferentes. A prova do Enem Digital terá o mesmo formato das provas tradicionais, com 180 questões e a redação, porém as perguntas serão diferentes, já que as provas serão aplicadas em datas distintas. O nível de dificuldade das provas será o mesmo, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI), assim como o tempo de resolução das questões. No caso da redação, os temas também serão diferentes, e ela continuará sendo feita de forma manuscrita.

Você sabia?

Serão disponibilizadas apenas 100 mil inscrições para a prova digital. Quando o número for atingido, os estudantes só poderão se inscrever nas provas tradicionais. Se depois da inscrição no Enem Digital o participante não tiver tido a inscrição confirmada, as vagas não serão abertas para

Veja o cronograma do Enem e Enem Digital 2020:

– Pedidos de isenção da taxa: 6 a 17 de abril
– Justificativa de ausência para isenção de taxa: 6 a 17 de abril
– Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência: 24 de abril
– Inscrições: 11 a 22 de maio
– Prazo para pagamento: 28 de maio
– Provas tradicionais: 1º e 8 de novembro
– Provas digitais: 22 e 29 de novembro
– Gabarito provas tradicionais: 11 de novembro
– Resultado: janeiro de 2021 (data a definir)

Ainda ficou com dúvidas sobre o Enem Digital? Acesse o site do Inep: https://enem.inep.gov.br/