Aprender como memorizar conteúdos pode ajudar você a conquistar e garantir uma vaga na universidade dos seus sonhos.

Estudar para o vestibular ou ENEM significa que você terá um grande volume de conteúdos a serem vistos durante o ano.

Afinal, são várias matérias que vão exigir de você um certo conhecimento para conseguir alcançar a nota máxima e em cada uma delas você vai se deparar com fórmulas, teorias e regras que precisam ser memorizadas.

Quer algumas dicas para melhorar a sua memorização durante os seus estudos para o vestibular? Continue a leitura.

Como memorizar conteúdos: 5 técnicas para otimizar seus estudos

Antes de passarmos as dicas sobre como memorizar conteúdos, não esqueça que disciplina, determinação e planejamento são essenciais nesse processo.

Não deixe de inserir na sua rotina momentos de lazer, de cuidar da saúde física e mental e de praticar alguma atividade física

Em relação as nossas dicas sobre como memorizar conteúdos e aproveitar melhor seus estudos, ai vão elas:

Faça resumos

Caso você não saiba como memorizar conteúdos, a velha prática da escrita é uma excelente alternativa para fixar aquilo que foi estudado.

Falamos da escrita manual, usando caneta, lápis e cadernos ou blocos, e uma boa dica é escrever os resumos de tudo aquilo que você estudou ou acha necessário anotar.

Afinal, fazer resumo também é uma forma de fixar o conteúdo estudado e já deixar um material pronto, caso precise revisá-lo.

Prefira a forma manuscrita. Vários estudos comprovam que escrever à mão ajuda crianças, jovens e adultos a memorizarem melhor e aprenderem mais.

Um deles é um estudo realizado entre universitários japoneses e publicado no portal Neuroscience mostrando que fazer manuscritos aumenta a atividade cerebral, ajudando a melhorar a memória.

Leia e explique o conteúdo para si mesmo em voz alta

Ler em voz alta é um excelente exercício para quem está iniciando os treinos para o vestibular e buscando alternativas sobre como memorizar conteúdos e melhorar a sua performance.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Waterloo, no Canadá, ler o conteúdo, para si, em voz alta, é uma das melhores técnicas para a memorização.

Os pesquisadores analisaram 95 voluntários que usavam técnicas diferentes de estudo. No final, aqueles que leram em voz alta apresentaram o melhor índice em memorização.

Segundo os estudiosos, isso acontece pelo que eles chamam de “efeito de produção”, ou seja, ao pronunciarmos o que lemos ajudamos a colocar as informações na memória de longo prazo.

Uma dica que auxilia ainda mais é, depois da leitura, explicar a si tudo aquilo que assimilou no estudo.

Outra forma de aproveitar melhor o seu estudo é gravando tudo aquilo que você está lendo, assim, caso precise recorrer, é só acessar o conteúdo, afinal, ouvir também ajuda na memorização.

Compartilhe seus conhecimentos

Quer saber como memorizar conteúdos? Compartilhe aquilo que você já estudou,

Isso pode ser realizado em grupo, com outros estudantes que também estão treinando para o vestibular, seja de forma presencial ou online, ou com algum parente.

Você pode também compartilhar seus conhecimentos gravando vídeo ou áudios sobre o assunto desejado e disponibilizá-los para seus amigos.

Essa alternativa também é uma forma de ter o material guardado, podendo acessá-lo quando precisar.

Crie associações mentais

Criar associações mentais são dicas de ouro para quem quer aprender como memorizar conteúdos.

A técnica é chamada de memorização mnemônica e foi criada pelos antigos gregos. Como o próprio nome indica, baseia-se na associação para ajudar na fixação de conteúdos.

Essa associação pode envolver uma sigla, cores, objetos e por onde sua imaginação chegar e ajuda em praticamente todas as matérias.

Exemplos de associações mentais: KEDA – formam as vitaminas lipossolúveis que são a K, E, D e A.

Você já conheceu o tio CHON ou os quatro elementos básicos para o desenvolvimento e a manutenção da vida? de Carbono, de Hidrogênio, de Oxigênio e de Nitrogênio.

Ou já aprendeu alguma paródia ou musiquinhas para memorizar história ou regras gramaticais?

São várias as formas de fazer associações mentais e memorizar o conteúdo, muitas vezes divertidamente.

Visualize o conteúdo

Você alguma vez já ouviu falar que caso deseje ou necessite memorizar um número de telefone, basta escrevê-lo mentalmente, que quando quiser acessar vai lembrá-lo?

Visualizar o conteúdo que você está estudando é uma das melhores dicas para quem quer saber como memorizar conteúdos para ter mais êxito na prova do vestibular.

E o mapa mental? Uma técnica criada por Tony Burzan, psicólogo e escritor inglês que tem como função melhorar o processo de memorização de conteúdos.

A técnica visa estimular os dois lados cérebro, ou seja, enquanto o esquerdo atua na memorização dos conteúdos e palavras-chave, o direito fixa estruturas, imagens, cores, etc.

Você pode desenhar o seu mapa mental à mão ou usar ferramentas, como o software MindMeister ou o Gitmind para fazê-lo digitalmente.

Então, gostou das nossas dicas sobre como memorizar conteúdos durante o seu estudo?

Agora, siga o Curso Interseção no Instagram para ficar por dentro de mais dicas e novidades do universo do vestibular.