A pandemia global do novo coronavírus (Covid-19), registrada a partir do mês de março, tem feito com que instituições de ensino de todo o mundo suspendam as aulas por tempo indeterminado, uma vez que ficar em casa e evitar aglomerações são recomendações essenciais para a não proliferação da doença.

Devido ao problema, milhões de estudantes precisam estudar em casa, com o auxílio de aplicativos e sites, o que exige um processo de adaptação ao novo modelo de estudos. Para ajudar a organizar melhor a sua rotina, o Curso Interseção selecionou estas dicas super valiosas:

  1. Estude em um local adequado

Escolher um ambiente adequado para estudar é o primeiro passo para uma boa rotina de aprendizado. Esse local precisa ser bem iluminado, arejado, silencioso e devidamente equipado para que a sua produtividade seja a melhor possível.

Procure também estudar todos os dias no mesmo lugar. É que, dessa forma, sua mente passará a reconhecê-lo como um local de foco e concentração nos seus estudos.

  1. Determine horários fixos

A procrastinação é o inimigo número um de quem precisa estudar em casa. Por essa razão é muito importante que você estabeleça horários fixos e metas nos seus estudos. Quer uma boa dica? Procure estudar sempre nos mesmos horários – de preferência, nos mesmos períodos que está acostumado(a) na escola, faculdade ou no curso. Ao seguir esses horários diariamente, logo você terá êxito em consolidar uma rotina de estudos assertiva.

  1. Elabore um cronograma de estudos

Elaborar um cronograma de estudos é fundamental para sua disciplina em estudar em casa. Mas como fazer isso? Selecione quais conteúdos você estudará na semana e distribua-os no seu cronograma. É normal ter alguma dificuldade nessa hora, porque uma das diferenças de ir à escola e de estudar em casa é justamente o fato de que, agora, você mesmo é quem deve montar o seu cronograma de estudos e definir quais matérias vai estudar em dias específicos.

  1. Anote o máximo possível

Faça anotações no seu caderno enquanto você assiste as videoaulas e realiza exercícios. Isso é muito importante para o seu cérebro assimilar melhor o aprendizado, além de evitar que o conteúdo se perca no caminho.

Procure sempre separar as anotações por matérias, assim, caso você precisar revisá-las, ficará muito mais fácil de encontrar no caderno.

  1. Afaste-se das distrações

Se afastar ao máximo de distrações como celular, televisão e videogame é fundamental para quem precisa estudar em casa, onde a concentração é mais difícil de ser atingida. Que tal começar deixando o celular em outro cômodo? Evite também deixar as redes sociais abertas no computador enquanto você estuda e mantenha a televisão desligada. Caso goste de estudar ouvindo música, não há problema, mas desde que não afete o seu aprendizado.

  1. Reserve um tempo para descansar

Não é porque você está estudando em casa que o descanso deixará de ser necessário. É essencial que haja um equilíbrio para que o aprendizado seja mais proveitoso.

Para isso, defina um tempo de descanso entre as matérias e evite pular de uma matéria para a outra sem antes ter tirado uns dez ou 15 minutinhos para descansar, se alongar e beber uma água. Afinal de contas, sua saúde mental precisa ser levada em conta.

Curtiu as dicas? Esperamos ter contribuído para os seus estudos em casa. Estamos todos na torcida para que este período difícil acabe logo e que possamos, assim, retomar a normalidade.