Todas as cinco competências da redação do ENEM são cobradas ao longo da construção do conteúdo e também servem de critérios para avaliação e nota da prova.
A nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode definir a pontuação final e ser decisiva para entrar na tão sonhada faculdade.
A correção da prova ocorre a partir das competências, que têm como objetivo padronizar a avaliação para todos os concorrentes.
Elas podem ser definidas como critérios exigidos para avaliar o desempenho do aluno na elaboração do texto dissertativo-argumentativo e cada um vale nota.
Por outro lado, esses critérios são habilidades que o candidato deve demonstrar ao longo da redação, que vão desde o domínio da norma culta da língua até a capacidade de propor uma solução para o problema discutido.
Compreender cada uma das competências não apenas melhora a qualidade da escrita, mas também aumenta as chances do aluno aumentar a sua nota e conseguir a tão sonhada vaga na universidade.
A equipe do Curso Interseção elaborou esse conteúdo para ajudar você a compreender as competências exigidas e dominá-las.
Vamos conferir?
5 competências da redação do ENEM
Além das competências da redação serem usadas para padronizar a correção por parte da banca examinadora, entender cada um desses critérios serve como guia para o aluno:
● compreender o que ele precisa dominar,
● estruturar um texto coeso
● entender o tema proposto,
● comunicar claramente suas ideias,
● atender as exigências da banca avaliadora.
As cinco habilidades exigidas e usadas para avaliação da redação são:
Demonstração de domínio da norma padrão da língua portuguesa
A competência 1 é demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa.
O que isso significa? Você precisa saber escrever corretamente, um critério determinante quando se trata de correção da redação do ENEM.
Você precisa dominar:
● regras gramaticais,
● acentuação,
● ortografia,
● regência verbal e nominal,
● concordância verbal e nominal,
● uso de hífen e crase.
A pontuação desse critério pode variar de 0 a 200 pontos. Dependendo do desempenho do aluno. Quanto menos desvios gramaticais, maior a nota.
Confira aqui: Como funciona a correção da redação a do ENEM?
Compreensão da proposta de redação
A segunda das competências da redação do ENEM é a habilidade de compreender o tema proposto e elaborá-lo conforme a estrutura dissertativa, utilizando repertórios socioculturais.
Ou seja, é a habilidade de escrita e leitura do candidato que será avaliada e o seu conhecimento desenvolvido ao longo da sua jornada de estudante.
Para cumprir esse critério, o aluno precisa usar na sua redação frases, teorias, livros e demais tipos de citações associadas ao tema proposto.
Nessa competência dois pontos importantes precisam ser observados pelo aluno:
● precisam estar devidamente alinhadas com o tema proposto,
● respeitar a estrutura do texto dissertativo/argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão.
A pontuação desse critério também varia de 0 a 200. Fugir da temática e não respeitar a estrutura zera a prova.
Seleção e organização das informações
Outra das competências da redação, cobradas e avaliadas, é a seleção e organização das informações.
Essa habilidade consiste em selecionar, relacionar, organizar e interpretar dados, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido em relação ao tema proposto da redação.
Nesse critério, são avaliados pela banca a coerência e o bom senso entre as ideias apresentadas no texto, seguindo a estrutura dissertativa-argumentativa.
Você precisa ter domínio em organizar as ideias de forma clara e coesa, em parágrafos bem definidos que comporão a introdução, desenvolvimento e conclusão.
A nota máxima nessa competência também é 200. Para alcançá-la, a redação precisa conter informações, dados, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, configurando autoria do aluno em defesa do seu ponto de vista. Tudo escrito de forma consistente, coerente e organizada.
Demonstração de argumentação consistente
A quarta entre as competências da redação é a habilidade do aluno em usar mecanismos linguísticos que assegurem a coesão do texto e conectem as ideias de maneira clara e lógica.
Esses mecanismos são essenciais para estabelecer relações entre os pensamentos, garantindo que a argumentação seja fluida e bem estruturada.
Geralmente, são usados para estabelecer relações entre os pensamentos, orações e parágrafos, e envolvem o uso de:
● advérbios: “posteriormente” e “frequentemente”,
● preposições: “diante de” e “em relação a”,
● conjunções: “além disso”, “porque”, “entretanto”,
● locuções adverbiais: “por conseguinte” e “em síntese”.
A pontuação também pode chegar a 200 e para alcançá-la você precisa articular muito bem todas as partes e ideias da sua redação.
Elaboração de proposta de intervenção
A última das competências da redação do ENEM que é exigida e avaliada pela banca é a elaboração de proposta de intervenção.
É a capacidade de concluir a sua redação apresentando uma solução viável para o problema discutido.
Porém, as sugestões devem trazer medidas específicas, mostrar preocupação com questões práticas e respeitar os direitos humanos.
Ou seja, a solução apresentada, não poderá causar nenhum tipo de dano a qualquer pessoa, comunidade ou meio ambiente.
A pontuação vai de 0 a 200. Essa competência pode zerar quando o aluno não apresenta proposta de intervenção ou a solução não está relacionada ao problema proposto.
Dicas para melhorar suas redações para o ENEM
Claro que um passo importante para desenvolver as competências da redação do ENEM é estudar para ter domínio em relação à norma padrão da língua portuguesa.
Outra forma de desenvolvê-las é praticar regularmente a construção de redações. Aproveite para revisar seus textos focando na ortografia, gramática, concordância, pontuação.
Você pode ainda recorrer às redações que tiraram nota 1000 em anos anteriores. Ao fazer isso, você terá acesso a um material rico, com conteúdo coeso, argumentação consistente e proposta de intervenção.
Agora que você compreendeu a importância de ter domínio sobre as competências da redação para elevar suas notas, que tal continuar aqui no nosso blog e conferir também 7 técnicas que transformarão sua forma de estudar?