O seu ponto de vista importa e vale nota nas provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos diversos vestibulares do país.
Uma das principais preocupações e dificuldades do estudante que vai fazer a prova do ENEM ou vestibular é a elaboração da redação.
Essa é a única prova discursiva. Também é a única na qual a correção é realizada por uma banca examinadora e sua nota é decisiva na pontuação
Como funciona? No dia da prova, o aluno recebe um tema que geralmente está associado a uma situação atual, seja da sociedade brasileira ou global.
Ele também recebe textos de apoio que o ajudam a ter uma melhor compreensão sobre a temática proposta.
Os textos complementares também ajudam a inspirar ideias para a elaboração do conteúdo que deve ser elaborado na forma de dissertação argumentativa: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Além da escrita correta, o estudante precisa expressar um pensamento crítico, organizar bem as ideias e expor e defender o seu ponto de vista no decorrer da sua redação.
Uma visão bem definida fortalece a argumentação, torna o texto mais claro, coerente e persuasivo, contribuindo para uma nota mais alta.
Quer saber como defender o seu ponto de vista e garantir uma boa nota na sua redação?
Confira as dicas do Curso Interseção, o campeão em aprovação.
Como identificar e estruturar seu ponto de vista
O seu ponto de vista é a sua forma de pensar e ver o problema apresentado no tema proposto da redação. Geralmente, envolve escolher um lado da situação.
Imagine, por exemplo, que o tema proposto é: “Os impactos do uso da Inteligência Artificial na vida das pessoas”.
Nesse e em outros exemplos de temáticas, você vai precisar se posicionar para então elaborar a sua redação, ou seja, com base no seu conhecimento, no tema proposto e nos textos complementares.
Esse será o seu ponto de vista e, a partir dessa sua decisão, você vai:
● expor a sua tese já na introdução da sua redação,
● estruturar toda a sua argumentação que deverá ser exposta e defendida ao longo do texto,
● reforçar a sua tese na conclusão.
O importante não é “ser contra ou a favor, apontar as vantagens ou desvantagens”, o essencial é apresentar a sua tese de forma objetiva e segura, embasando a sua decisão em argumentos sólidos.
Conheça aqui: Os principais tipos de redação e suas diferenças.
A importância de embasar seu ponto de vista com argumentos sólidos
Para defender seu ponto de vista, você precisa mostrar que toda a sua argumentação tem base.
Se o seu ponto de vista é que o uso da Inteligência Artificial impacta positivamente no dia a dia das pessoas, utilize na sua redação argumentos convincentes e sustentados por evidências concretas e não suposições para explicá-lo e defendê-lo.
Para isso:
● apresente dados, informações e exemplos coerentes e relevantes,
● use pesquisas e citações de autoridades, estudiosos e entidades especialistas no assunto.
Leia também: como usar os tipos de citações nas redações.
Como desenvolver contra-argumentos para reforçar seu ponto de vista?
Se de um lado você precisa usar argumentos convincentes para defender o seu ponto de vista, desenvolver contra-argumentos mostra maturidade e conhecimento na defesa do seu raciocínio.
Ao reconhecer uma perspectiva oposta daquela e refutá-la com argumentos baseados em dados sólidos e análises reais, você demonstra que tem domínio e pensamento crítico sobre o assunto.
Isso torna a sua argumentação mais consistente e convincente, afinal, a banca examinadora entende que o seu ponto de vista é formado a partir de uma visão completa e bem pensada sobre o tema.
Porém, cuide para evitar generalizações e opiniões radicais sobre os pontos contra-argumentados.
Dicas para reforçar seu ponto de vista sem ser repetitivo
O seu ponto de vista precisa estar expresso em toda a estrutura da sua redação, que envolve: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Porém, muitos estudantes acabam por ser repetitivos ao expor a sua defesa, o que pode afetar a pontuação.
Então:
● na introdução expresse o seu ponto de vista, deixando claro o que você pensa a respeito do tema proposto ou do problema que ele traz,
● no desenvolvimento, explique, argumente e defenda a sua tese, usando de argumentos sólidos para explicar o seu pensar,
● na conclusão, reafirme e fortaleça a sua defesa, trazendo uma reflexão sobre o tema ou proposta de intervenção para o problema que ele oferece.
Em toda a sua redação, evite repetir ideias e argumentos, e reforce o seu ponto de vista de forma clara, baseando-se sempre no seu conhecimento e não apenas em um palpite pessoal.
Como você pode observar, saber defender o seu ponto de vista na sua redação torna o texto mais estruturado e demonstra a sua capacidade de refletir criticamente sobre o tema a partir do seu conhecimento.
Uma boa argumentação vai garantir uma excelente nota na sua prova.
Agora, que tal continuar aqui no nosso blog e conferir também nossas dicas sobre como interpretar textos de forma simples com a técnica scanning?